Lotação e Carga Fracionada: conheça as diferenças

14 de janeiro de 2021

Redação HFLOG

Lotação e Carga Fracionada: conheça as diferenças
Acabe a leitura em: 2 minutos

Carga lotação e carga fracionada são exemplos de termos que são parte da rotina de profissionais que atuam com transporte e logística. São dois conceitos associados a rotina de uma transportadora fundamentais para o processo logístico.

Confira nosso artigo conheça cada um desses conceitos.

A carga lotação

Essa é a modalidade de frete em que o espaço de carga do veículo é totalmente utilizado para o deslocamento de um único tipo de produto vindo de um único remetente para um único destinatário. Ela é utilizada em operações de volume, onde é necessária toda a capacidade do veículo para transportar as mercadorias.

Um exemplo dessa modalidade de frete é quando uma empresa do ramo do varejo contrata uma transportadora para levar uma carga de eletrodomésticos de um centro de distribuição ao outro.

Vantagens e desvantagens da carga lotação

  • redução de custos;
  • redução e reforço no cumprimento dos prazos de entrega;
  • maior segurança para a carga;
  • melhor aproveitamento do espaço do veículo;
  • documentação mais simplificada;
  • melhor visibilidade sobre as operações.

Por outro lado, como desvantagens podemos destacar:

  • menor oferta de transportadoras, já que o deslocamento fica restrito a rotas específicas;
  • dificuldade no aproveitamento da capacidade de carga do veículo, uma vez que as demandas podem oscilar e o remetente não utilizar toda capacidade do caminhão, aumentando os custos do transporte;
  • maior dificuldade em se garantir a rastreabilidade da carga, em razão da variedade de produtos e destinos.

Quando optar por este tipo de carga

A contratação dessa modalidade de frete é mais recomendada nos casos em que o remetente tem a necessidade de transportar uma carga volumosa que poderá ocupar parte ou a totalidade do veículo. É muito comum ver a indústria utilizando a carga lotação para abastecer estoques de clientes varejistas em diferentes pontos do território, trabalhando com rotas fixas e roteiros de transportes já definidos.

A carga fracionada

A carga fracionada tem como principal característica a diversidade de produtos e de remetentes. A capacidade de carga do veículo é preenchida vários itens de diferentes empresas com destino traçado a vários endereços.

Vantagens e desvantagens da carga fracionada

  • ampla cobertura do território — maior capilaridade do que a carga lotação;
  • eficiência em operações menores e com características variadas;
  • grande economia financeira — o transporte é compartilhado por diferentes embarcadores e os custos são fracionados entre os envolvidos;
  • maior sustentabilidade — permite a otimização de rotas e do espaço útil do caminhão.

A carga fracionada apresenta as seguintes desvantagens:

  • prazos de entrega mais dilatados — o envio das remessas depende da consolidação de mercadorias de diferentes remetentes, além de passar etapas intermediárias, as quais podem envolver a troca de veículo, por exemplo;
  • mais insegura para as cargas — os produtos tendem a ser movimentados mais vezes, principalmente nos centros de distribuição;
  • maior dificuldade na acomodação da carga dentro dos veículos — as mercadorias tem embalagens, dimensões e pesos diversos. Assim, é comum que o veículo circule com espaços vazios.

Quando optar por este tipo de carga

A carga fracionada é mais recomendada para quem lida com uma ampla variedade de produtos. Além disso, é uma alternativa interessante para negócios com mercadorias que permitem o compartilhar espaços dentro dos veículos. Isso permite reduzir custos, compartilhando valores finais com empresas contratantes.

Os conceitos de carga lotação e carga fracionada são bastante diferentes. Cada modalidades de frete têm uma grande relevância para as empresas, a depender das suas demandas mais recorrentes e das características das suas operações. É fundamental avaliar o processo logístico do da empresa para encontrar o mais adequado para negócio.

Confira nossos últimos artigos

Confira nossos últimos artigos

Ir ao Topo