Você já ouviu falar de cadeia de suprimentos? Para ter etapas de produção com fluxo alinhado, uma empresa precisa se alinhar durante todo o processo, que acontece desde a compra inicial até a entrega final do produto ao comprador.
Sendo assim, controlar a linha de produção é essencial para o sucesso da empresa, e a cadeia de suprimentos se torna primordial para isso.
Se quiser saber tudo sobre cadeia de suprimentos, continue lendo o nosso artigo!
O que é Cadeia de Suprimentos?
Também conhecida como Supply Chain, a cadeia de suprimentos é o sistema que compreende atividades que envolvem produção, armazenamento e transporte de algum produto ou serviço. Também envolve compra de matérias-primas, controle de estoque e o transporte do produto até o cliente final.
Para gerar resultados positivos, todas as atividades devem estar bem otimizadas. Portanto, planejamento afeta totalmente o resultado final.
O objetivo é gerar a satisfação do cliente, entregando todo o serviço no menor tempo possível.
Como planejar uma cadeia de suprimento
Sendo assim, o primeiro passo é realizar uma análise geral da empresa. Cada empresa trabalha de uma forma diferente, e suas decisões devem ser pensadas para afetar o resultado final de forma positiva.
Essa análise é fundamental para encontrar os pontos de fragilidade dentro do processo. A cadeia deve deve conter informações sobre os fornecedores e clientes.
Portanto, estudo deve ser feito para conhecer sobre cada parte da cadeia de suprimentos, assim como uma pesquisa sobre as empresas que são referência num todo (tempo, qualidade e preço). Os produtos também precisam atender aos requisitos do cliente.
Quais pontos devem ser focados na hora elaborar esse planejamento?
Contato com fornecedores
A escolha da matéria-prima é parte fundamental no processo de produção. O contato com os fornecedores deve ser recorrente, além de sempre mantê-lo informado sobre mudanças na sua produção. Assim, os prazos e quantidades estarão sempre acompanhando sua produtividade, evitando atrasos ou acúmulo no estoque.
Estoque
Um dos principais pontos do planejamento é o uso do estoque. O local de armazenagem e o tempo de permanência do produto devem ser levados em consideração na sua elaboração, principalmente se tratando de produtos perecíveis.
O ideal é usar o método Just in Time e ferramentas como o Kanban, para que não haja falta nem excesso de materiais no estoque, gerando ainda mais custo.
Marketing e equipe de vendas
Para efetuar anúncios e fechar vendas em uma empresa, é necessário que toda a equipe esteja por dentro do andamento da produção. Assim, ela pode fazer cumprir os prazos e solicitações dos clientes, dentro das condições de produção.
Manutenção
Os intervalos efetuados para manutenção das máquinas afetam diretamente a produção, e precisam constar no planejamento. Nesse caso, é usada a manutenção preditiva para gerar maior qualidade do processo.
Transporte
Além de planejar todo o processo de logística dentro da empresa, é preciso tomar cuidado com o que acontece fora dela. É necessária uma equipe de transporte de total confiança, sendo terceirizada ou não, para que os prazos sejam respeitados.
Fatores externos
O planejamento também deve conter saídas para alguns tipos de imprevistos mais comuns, como fatores econômicos e ambientais. Essas medidas podem ser para cortes de gastos em tempos de crise, sem que afete a qualidadedo produto, e ainda contatos de outros fornecedores, caso o atual tenha sido afetado.
3 dicas para potencializar a cadeia de suprimentos
Além dos pontos apresentados, existem algumas dicas que podem ajudar a estruturar o planejamento da cadeia de suprimentos para torná-lo mais eficiente:
Antecipe problemas: Caso algumas partes da cadeia produtiva sejam serviços terceirizados, é importante frisar com as empresas os prazos e contratos, e ter sempre um plano B caso alguma delas deixe de cumprir os compromissos. Além disso, outros contatos de fornecedores são essenciais para emergências.
Prepare sua equipe: Feito o planejamento completo, toda a equipe (de todos os níveis de operação) deve tomar conhecimento das etapas e de como será feito o processo. Apenas com uma equipe preparada e capacitada o planejamento será eficaz.
Serviço de Atendimento ao Cliente: Todas empresas precisam de um bom sistema de reclame aqui, onde não apenas recebam as reclamações e sugestões dos consumidores, como também respondam e resolvam o problema rapidamente.