A unitização da carga é uma das prioridades no momento da chegada da mercadoria ao armazém por garantir a sua integridade e facilitar a gestão do produto em todas as operações. Vamos ver quais são as estratégias mais comuns para empilhar mercadorias e como a unitização simplifica o trabalho dos funcionários do armazém.
Processo da unitização de cargas
- Preservar a integridade dos produtos durante todas as fases que este produto passe no armazém.
- Facilitar e agilizar as transferências de mercadorias. Obviamente, não é o mesmo para um operador mover uma caixa após a outra individualmente do que mover muitas delas ao mesmo tempo.
Para que a unitização seja correta e atenda a esses dois objetivos, a empresa deve decidir com antecedência qual unidade de carga utilizará para cada uma de suas referências e quais diretrizes seguirá no agrupamento das mercadorias.
Os dois modos mais frequentes de unitização são:
- empilhamento da mercadoria em paletes;
- empilhamento da mercadoria em contentores
Paletização
A paletização é o principal método de unitização. Seu objetivo é reunir os menores produtos (principalmente caixas) e colocá-los em um palete. Embora os mais utilizados sejam de madeira, os paletes também podem ser de plástico ou metal. No mercado brasileiro predomina o uso de paletes PBR e suas dimensões (1.2000 x 1.000 mm) são padronizadas pela norma ISO 445.
Os paletes começaram a ser usados durante a Primeira Guerra Mundial para abastecer o exército com alimentos e munições de forma rápida e eficaz. Atualmente, se tornaram a unidade de carga mais difundida porque favorecem uma movimentação segura da mercadoria e pela agilidade que proporcionam no carregamento e na descarga.
A mercadoria que é depositada na superfície (caixas, sacolas, bobinas ou peças unitárias) pode coincidir com as medidas do palete, ser menor ou se maior. Em qualquer caso, a prioridade é empilhar de forma adequada os produtos para garantir a estabilidade do conjunto.
Conteinerização
Outro processo de unitização é a conteinerização, em que um contentor é utilizado como unidade de armazenamento e transporte de mercadorias. É um contentor onde as caixas ou peças unitárias são inseridas e alojadas em seu interior.
É considerada uma unidade de carga mais segura do que o palete, pois o contentor é enchido na origem e esvaziado apenas no destino.
Dependendo do tipo de produto administrado, os contentores podem ser de diferentes características e materiais , embora suas dimensões e particularidades devam obedecer à norma ISO 830.
Normalmente as medidas são idênticas aos paletes PBR, pelo que podem ser manuseados com o mesmo equipamento de movimentação e localizados nos mesmos sistemas de armazenagem.
Vantagens da unitização de carga
A unitização é especialmente benéfica para todas as operações da cadeia logística. Estas são algumas de suas vantagens:
- Fácil manuseio da mercadoria: sem paletes ou contentores, o manuseio dos produtos seria mais tedioso (caixa a caixa) e demorado, causando atrasos nas entregas aos clientes.
- Gerenciamento ágil de mercadorias: as tarefas de armazenagem, como carga e descarga de caminhões, são realizadas rapidamente, o que leva a custos mais baixos.
- Identificação dos produtos: os artigos são classificados em paletes e contentores, para que sua localização seja mais rápida.
- Aproveitamento do espaço: tanto no armazém como nos caminhões de transporte: habilitar um local individual para cada caixa causaria uma perda drástica de capacidade de armazenagem.
- Segurança e estabilidade: a mercadoria fica perfeitamente estabilizada em paletes e contentores para evitar impactos e possíveis danos durante o transporte. Diferentes equipamentos de manuseio movem esses itens com segurança.
Não há dúvida de que o processo de unitização vai além do agrupamento de mercadorias, pois sua eficácia ajuda a agilizar todos os processos logísticos e alcançar maior produtividade na cadeia de suprimentos.