Picking: o que é e como aplicar?

15 de fevereiro de 2021

Redação HFLOG

Picking: o que é e como aplicar?
Acabe a leitura em: 2 minutos

A logística vem se tornando a posição mais estratégica nas empresas. Entre os diversos processos existentes, está o picking. Explicaremos o que é, como ele pode ser implantado e quais vantagens ele proporciona ao negócio.

Fique conosco e aprenda tudo sobre picking!

O que é picking?

O picking é o processo de separação dos pedidos dos clientes. É por meio dele que os colaboradores coletam os produtos no estoque para enviá-los para expedição onde são conferidos até serem transportados.

O processo de separação deve ser ágil e cuidadoso para entregar o produto solicitado pelo cliente, sendo um diferencial competitivo da empresa.

Como o picking funciona?

Conheça todas as modalidades de picking a seguir.

Picking por lote

Há um acúmulo de pedidos e o colaborador responsável realiza a separação de todos os itens necessários de uma só vez. Também é conhecido como separação por lote.

Picking por zona

O armazém é dividido em áreas onde são colocadas algumas categorias de produtos. Ao chegar um pedido, os colaboradores separam os itens necessários de cada zona.

Picking discreto

O colaborador responsável inicia e finaliza a separação do pedido. Somente uma pessoa fica responsável por todo o processo, eximindo possíveis erros. Entretanto, o tempo gasto nessa modalidade é maior.

Picking por onda

Há um colaborador responsável para separação de cada pedido que ficam acumulados e processados conforme um calendário na empresa. Segue-se uma agenda para atender os prazos de entrega acordados previamente.

Como o picking pode ser implementado?

Para implementar um processo de picking bem estruturado, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira a seguir algumas dicas que separamos para você.

Organize seu estoque

É preciso contar com um armazém organizado e bem sinalizado. Isso quer dizer que as atividades devem ser bem sequenciadas. Ao inserir o código de barras e as quantidades, é preciso alocar os itens no seu devido lugar. Isso é fundamental para agilizar o encontro e a separação desses materiais.

Facilite a movimentação dos itens que possuem maior saída

Deixe os produtos que têm mais saída em local de de fácil acesso e mais próximos da área de embalagem e expedição, para que os operadores possam manuseá-los com praticidade.

Use tecnologia no dia a dia

Usando um sistema automatizado, a separação se torna ainda mais ágil. Além disso, investir em um sistema de gestão pode trazer diversos ganhos, como diminuição de erros, e agilidade na finalização das tarefas.

Quais vantagens o picking proporciona para os negócios?

Uma atividade bem planejada, estruturada e executada ajuda a otimizar a liberação dos itens e a diminuir o lead time do pedido. Isso promove o aumento da produtividade e a diminuição dos custos com armazenagem e dos prazos oferecidos para os clientes.

Use suas todas essas dicas para aprimorar suas operações e conquistar a fidelidade dos seu público.

 

Confira nossos últimos artigos

Confira nossos últimos artigos

Ir ao Topo