Levar cargas com segurança é uma grande preocupação das empresas de transporte e logística. O transporte rodoviário oferece vários riscos no dia a dia, e ter ajuda da tecnologia para realizar o rastreamento de cargas torna a execução de uma demanda mais tranquila.
Neste artigo falaremos sobre o rastreamento de cargas, tecnologia que faz parte da vida de várias transportadoras. Quer deixar a operação segura? Fique conosco e conheça os principais rastreadores de carga a seguir.
Rastreamento de cargas por GPS
O rastreador de cargas por GPS é um dos mais utilizados atualmente pelas transportadoras. Essa tecnologia utiliza um sistema que permite localizar e acompanhar um veículo 24h por dia em tempo real.
Ele funciona via satélite e permite obter várias informações como a abertura e fechamento das portas de um veículo, velocidade média, velocidade média na rota percorrida entre outros. Caso aconteça alguma ocorrência, é possível bloquear o veículo.
Essa tecnologia pode ser utilizada em computadores, tablets e smartphones.
Radiofrequência
Essa tecnologia utiliza a emissão de sinais de rádio e permite a localização de um veículo até em locais fechados, como túneis ou subsolos.
A radiofrequência não sofre com qualquer inibidor de sinal e assim como os rastreadores por GPS, permite a localização em tempo real.
Telemetria
A telemetria fornece informações completas associadas ao desempenho de uma operação logística, fornecendo dados analíticos do profissional que o está conduzindo e do veículo. Isso é feito com vários sensores.
A telemetria oferece:
- distância que o caminhão percorreu;
- identificação de velocidades acima da média;
- tempo em que o veículo permaneceu inativo;
- dados sobre o consumo de combustível no veículo;
Com o uso da tecnologia da telemetria, e a gestão das operações fica mais simples e complexa, permitindo a até a redução de custos.
Modernidades tecnológicas no rastreamento de cargas
Existem várias tecnologias, além das citadas acima, que podem ser utilizadas para se rastrear cargas.
Os smartphones estão sendo utilizados para monitorar operações. Existem vários aplicativos que monitoram a localização em tempo real e permitem uma comunicação entre motorista e gestor. Dados como assinatura e registro da entrega podem ser feitos rapidamente por meio destes apps.
Todas essas possibilidades de rastreamento mostram responsabilidade que é fazer uma entrega dentro do prazo e de forma segura.
Em outras palavras, ter uma tecnologia de rastreamento de cargas pode ser fator de decisão na hora da escolha da empresa que irá transportar uma carga.
3 benefícios do rastreamento de veículos e cargas
A implementação do rastreamento de cargas traz benefícios para uma operação. Selecionamos 3 delas para você conferir.
Análise de Desempenho
Há a possibilidade de se analisar o desempenho de motoristas e veículos, considerando problemas ou paradas não programadas durante o trajeto.
Isso ajudará os gestores a identificarem o que pode ser feito para que a operação seja feita de forma mais precisa para evitar que incidentes futuros possam acontecer.
Escolha de trajeto
O rastreamento de cargas possibilita monitorar trajetos e detectar eventos que podem implicar em atrasos e prejuízos. A avaliação da rota percorrida ajuda a identificar pontos que podem passar por ajustes e melhorias, otimizando a operação como um todo.
Segurança ao cliente
A rota é acompanhada em tempo real permite que toda a equipe perceba qualquer desvio. Se houver qualquer roubo ou furto, será fácil e rápido de se localizar, reduzindo maiores prejuízos para empresa.
Sabendo de todos estes benefícios, vale a pena que estar atento às empresas que utilizam as melhores tecnologias para oferecer uma boa experiência durante o serviço.
Aqui na HFLOG prezamos pela melhor experiência no transporte de cargas. Solicite uma cotação e garanta segurança para suas cargas!