Saiba o que é “Cross Docking” e as suas principais características

23 de novembro de 2020

Redação HFLOG

Cross Docking
Acabe a leitura em: 2 minutos

O “Cross Docking” é uma revolução logística que oferece muitas vantagens para transportadoras que adotam em seu negócio. Neste artigo, apresentaremos sua definição, importância e os benefícios que oferece. Fique conosco e boa leitura!

 

O que é Cross Docking?

Cross Docking é um sistema de distribuição onde o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição. Nesse local, a mercadoria é redistribuída rapidamente ao consumidor final.

O termo “cross docking” significa “cruzando as docas”. Ele é conhecido por conta do sistema já utilizado em galpões de docas, onde mercadorias já desembarcadas passavam por esteiras automatizadas que as levavam aos veículos prontos para entrega.

 

Benefícios do Cross Docking

Quem adota o cross docking tem a possibilidade de trabalhar com estoques mínimos ou apenas receber produtos dos fornecedores para concluir a redistribuição.

Veja os benefícios para implementar esse processo logístico na sua empresa.

Redução de tempo

Nesse sistema, a carga enviada é transferida diretamente ao veículo que fará entrega ao cliente, reduzindo drasticamente o período de entrega do produto.

O transporte ágil é benéfico para a empresa por poder ajudar a melhorar os índices de satisfação do cliente. Quando há o recebimento em prazos mais curtos, a marca poderá se tornar uma referência em entregas.

Diminuição do custo logístico

Não há estoque dos produtos, fato que diminui todos os gastos com manuseios dentro da transportadora. Quem acaba adotando o Cross Docking agrupa cargas dos fornecedores e distribuem de maneira ágil para as regiões solicitadas.

Redução do Lead Time

Esse é um subprocesso que envolve pagamento do transporte e entrega do produto ao cliente. Como o cross docking elimina armazenagem em estoque, é possível diminuir o Lead Time.

Eliminação ou diminuição do estoque

O Cross Docking diminui ou elimina a necessidade de estoque na empresa. Os produtos não ficam guardados esperando liberação, como acontece habitualmente, já que são enviados logo após serem conferidos na cadeia logística.

Um dos principais benefícios é a diminuição das perdas de mercadorias por conta de vencimento. Também evita problemas como surgimento de mofo ou ferrugem nos produtos – pode acontecer em galpões muito úmidos.

 

Verifique se sua transportadora possui Cross Docking

Antes de contratar uma transportadora, verifique se ela adota esse tipo de processo. Aquelas que utilizam poderão oferecer todos os benefícios que o cross docking proporciona, agilizando recebimento e entrega dos produtos.

Explicamos como o “Cross Docking” entrega agilidade e dinamismo dentro do fluxo da cadeia logística de um transportadora. Agora que você sabe os benefícios, escolha uma transportadora que poderá ajudá-lo no dia a dia das rotinas empresariais.

Confira nossos últimos artigos

Confira nossos últimos artigos

Ir ao Topo