A implementação de um sistema de WMS em uma empresa é eficiente garantir um ganho de agilidade nas operações logísticas, que reflete em melhor atendimento e ganho financeiro.
A era da automatização
Com um mundo cada vez mais digital estamos vivendo a era da automatização e as empresas têm recorrido a tecnologia para não ficar para trás. O estudo Diagnósticos da automação no Brasil verificou que, dentre as empresas entrevistadas, 53% já utilizam sistemas de gestão. E também fazem uso de outras ferramentas, como o CRM, utilizado por 31%; os sistemas de Business Intelligence (BI), mencionado por 29%; e o WMS, presente em 16% dos casos.
Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui em 2018, verificou que 18,6% dos entrevistados desistem da compra quando o tempo de entrega é grande. Sendo assim, utilizar um serviço que otimiza os processos logísticos, gera um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, é fundamental para prestar um serviço mais ágil e de qualidade.
Geralmente, quanto maior é um empreendimento, maior também é a complexidade das operações e processos desenvolvidos no armazém, cria-se assim a demanda por um sistema de gerenciamento capaz de manter a ordem e o bom funcionamento do estabelecimento.
E é por conta da necessidade de melhorias neste setor que surge o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém.
O que é Sistema WMS -Warehouse Management System- na logística?
É um sistema de logística que se integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), onde seu objetivo principal é o gerenciamento e a automatização dos processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.
Com o uso desse software, o controle que antes era feito por diferentes funcionários em cada uma das etapas, agora fica atrelado ao software, que assume total controle do estoque, desde o instante da chegada de um produto, até a etapa de expedição.
Como o Sistema de Gerenciamento de Armazém funciona na prática?
O Sistema WMS nada mais é do que um software, que roda em computadores e dispositivos móveis interligados por uma rede local.
Dentre seus principais objetivos estão:
- Otimização do tempo gasto;
- Redução de custos operacionais;
- Organização de todos os processos;
- Melhoria na comunicação;
- Controle da entrada e saída de produtos;
- Planejamento de recursos;
- Redução de perdas;
- Controle e abastecimento da linha de produção.
Esse sistema se conecta a um banco de dados onde são registrados toda e qualquer movimentação que ocorre dentro do armazém, por meio do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos.
Algumas das principais funções de um Sistema WMS:
- Recebimento de cargas
- Endereçamento
- Put – away/armazenamento
- Reports
- Inventário
- Comunicação via EDI/WS
- Recebimento de pedidos
- Picking e packing
- Expedição
- Controle de performance.
Em resumo, o uso de um software de Sistema WMS é capaz de mudar completamente a rotina de funcionamento de um armazém, gerando menos custo, menos erros e mais controle das operações.
Ficou interessado em sistemas que te ajudam na logistica da sua emrepsa? Lei nosso artigo sobre o Sistema TMS.