Sell in e sell out são termos utilizados no momento da venda para um público específico. A categorização é importante para direcionar a sua estratégia, uma vez que nem sempre é o consumidor final que adquire a mercadoria da empresa. Conhecer bem o cliente permite criar ações de venda adequadas para, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa experiência e lucrar mais.
Descubra a seguir diferença entre os termos e aprenderá identificar qual deles o seu negócio pratica
O Sell In
São vendas que partem do fabricante, sendo destinadas aos canais de distribuição e varejistas. Pode ser compreendido como relação B2B (business to business) — de empresa para empresa.
Entre as características da negociação, podemos citar os pedidos com grandes volumes e prazos estendidos de entrega. Aqui, a carga lotação (FTL) é a preferida, a qual consiste em ocupar toda a capacidade do caminhão com as mercadorias de um cliente apenas (exclusivamente).
Exemplos de empreendimentos que apostam na metodologia sell in são empresas que vendem itens aos supermercados e os franqueadores que distribuem insumos aos seus franqueados. Os estabelecimentos atuam como “ponte”, ligando o que é produzido nas empresas aos clientes.
O Sell Out
O sell out envolve a venda direta ao consumidor final. Nessa modalidade, os intermediários não ficam entre a empresa e o cliente. Pode ser compreendido como relação B2C (business to consumer) — da empresa ao consumidor.
É necessário que a organização esteja atenta às necessidades do público. Assim, ela conseguirá atendê-lo da melhor maneira possível. O cliente pode ter o propósito de comprar um objeto, mas pode ter a possibilidade de encher o carrinho ao encontrar outros itens interessantes.
As vendas são caracterizadas por serem de menor volume. Portanto, a carga fracionada geralmente é a escolha dos vendedores a fim de dar conta das entregas espalhadas em diversos pontos. Então, várias mercadorias de pedidos diversos são agrupadas em um mesmo caminhão.