Termos da Logística: Sell In e Sell Out

10 de maio de 2022

Redação HFLOG

Termos da Logística: Sell In e Sell Out
Acabe a leitura em: 2 minutos

Sell in e sell out são termos utilizados no momento da venda para um público específico. A categorização é importante para direcionar a sua estratégia, uma vez que nem sempre é o consumidor final que adquire a mercadoria da empresa. Conhecer bem o cliente permite criar ações de venda adequadas para, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa experiência e lucrar mais.

Descubra a seguir diferença entre os termos e aprenderá identificar qual deles o seu negócio pratica

O Sell In

São vendas que partem do fabricante, sendo destinadas aos canais de distribuição e varejistas. Pode ser compreendido como relação B2B (business to business) — de empresa para empresa.

Entre as características da negociação, podemos citar os pedidos com grandes volumes e prazos estendidos de entrega. Aqui, a carga lotação (FTL) é a preferida, a qual consiste em ocupar toda a capacidade do caminhão com as mercadorias de um cliente apenas (exclusivamente).

Exemplos de empreendimentos que apostam na metodologia sell in são empresas que vendem itens aos supermercados e os franqueadores que distribuem insumos aos seus franqueados. Os estabelecimentos atuam como “ponte”, ligando o que é produzido nas empresas aos clientes.

O Sell Out

O sell out envolve a venda direta ao consumidor final. Nessa modalidade, os intermediários não ficam entre a empresa e o cliente. Pode ser compreendido como relação B2C (business to consumer) — da empresa ao consumidor.

É necessário que a organização esteja atenta às necessidades do público. Assim, ela conseguirá atendê-lo da melhor maneira possível. O cliente pode ter o propósito de comprar um objeto, mas pode ter a possibilidade de encher o carrinho ao encontrar outros itens interessantes.

As vendas são caracterizadas por serem de menor volume. Portanto, a carga fracionada geralmente é a escolha dos vendedores a fim de dar conta das entregas espalhadas em diversos pontos. Então, várias mercadorias de pedidos diversos são agrupadas em um mesmo caminhão.

 

Confira nossos últimos artigos

Confira nossos últimos artigos

Ir ao Topo