Você sabe quais são os custos da Logística?

12 de abril de 2022

Redação HFLOG

Custos-da-Logistica
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Você sabe Quais os custos da Logística? Para isso primeiro iremos entender o que é logistica.

Afinal, o que é logística?

O termo consiste em um conjunto de atividades que envolve o planejamento, a execução e o controle do transporte de diferentes tipos de mercadorias. Além disso, se o setor for bem estruturado e desenvolver uma estratégia clara e coesa, sua empresa terá muitos ganhos e vantagens competitivas. Por isso, é super importante ficar de olho no desempenho do departamento e buscar sempre aprimorar as habilidades da equipe.

Você sabe quais são os custos da Logística? E o que se enquadra nesses custos?

A logística abrange todos os processos que acontecem na cadeia de suprimentos em relação à movimentação de produtos ou materiais — desde o envio de insumos pelo fornecedor, passando pela produção até chegar ao cliente final.

Custos logísticos são todos aqueles gastos relacionados a demandas e processos logísticos de uma empresa. Eles variam de uma organização para outra, de acordo com o nicho de cada uma.

Porém, em geral, envolvem:

  • Despesas com armazenamento;

Esta despesa depende do volume de produtos com os quais a empresa trabalha, e o tempo que o produto precisa ficar armazenado, quando maior o tempo e a quantidade de produtos maior é a despesa. Mercadoria de volume pequeno que entra e sai com rapidez diminui os custos.

  • Despesas com embalagem;

Uma embalagem adequada para cada produto é o que evita acidentes, defeitos na mercadoria e redobra a segurança no transporte dos produtos. Cada embalagem tem que ser pensada e desenvolvida para cada produtos, além de otimizar espaço dentro do veículo que irá despachar a mercadoria, evita danos nos produtos.

Uma embalagem correta pode ser um grande diferencial e gerar economia até na etapa de armazenamento.

  • Despesas com mão-de-obra;

Despesas relacionadas à mão de obra, inventário, aluguel do espaço físico, impostos, entre outros, além dos gastos que materiais parados ou encalhados geram.

  • Despesas com tarifas e impostos;

Nosso país possui uma alta carga tributária e um bom planejamento torna essencial para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas, ou até busque sistemas de sociedade diferenciados para reduzir a cobrança de taxas.

Conheça os principais impostos:

IRPJ – Imposto de Renda Pessoas Jurídicas: tributo federal calculado com base no lucro real, presumido ou arbitrado da empresa, de acordo com seu regime de sociedade;

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido: semelhante ao Imposto de Renda, sua taxação também varia de acordo com o regime de tributação adotado pela empresa;

PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração e Formação do Patrimônio do Servidor Público: esse imposto é recolhido mensalmente sobre o faturamento total das empresas dentro do período de um mês. A alíquota pode variar entre 0,65% e 1,65%;

Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social: da mesma forma que o tributo anterior, este também é calculado com base no faturamento das empresas. A contribuição varia entre 3 a 7,6%;

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados: tributo que incide sobre a produção de qualquer tipo de mercadoria e que possui alíquotas variadas;

ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal: esse tributo estadual está relacionado à circulação de mercadorias, serviços de transporte, entrada e saída de cargas, fornecimento de produtos, entre outras atividades. As alíquotas mudam de acordo com as diferentes regiões;

ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza: é um imposto municipal que deve ser pago por prestadores de serviço, tanto empresas quanto autônomas.

  • Despesas com frota e transporte;

Essa despesa envolve aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, depreciação, combustível, entre outros.

Você precisa gerenciar bem sua frota, ter manutenções preventivas com frequência, ficar sempre atento a roubos e furtos, que podem acontecer em qualquer lugar e ou pais.

  • Aquisição de tecnologias

Como já comentamos recentemente, existem softwares de gerenciamento de estoques e armazenagem, ele gera relatórios para ver onde está a falha e corrigir em um futuro, ele agiliza a manutenção de todo o armazém, evita erros, deixa toda a sua equipe conectada onde todos estão na mesma linha de raciocínio de tudo que está acontecendo onde está a entrega onde parou e com essas informações em tempo real deixa a sua equipe preparada para pensar na resoluções de possíveis erros, atrasos e ou acidentes.

Esses pontos interferem e influenciam no cálculo final dos custos da Logística.

Qual é a importância da gestão dos custos da Logística?

Reduzir as despesas, aumentar o faturamento e melhorar a produtividade. Dessa forma conseguimos ver com transparência para onde o dinheiro está indo e traçar metas para auxiliar a diminuir a saída de valores, reduzir os custos.

Como fazer uma gestão eficiente dos custos da Logística?

A gestão dos custos da Logística engloba uma série de ações que devem ser implementadas antes, durante, e depois de todo o processo de entrega de uma mercadoria.

Veja como fazer:

  • Elabore um mapeamento e gerenciamento de custos;

Crie planilhas ou listas com detalhes de todos os custos, identifique um a uma e veja o gasto mais alto, listamos do mais alto para os mais baixos você consegue ver onde tem mais gasto e focar para reduzi-lo.

Outra coisa é estatelem limites de valores, ou uma média de cada gasto.

  • Invista em tecnologia e automação;

Recente comentamos sobres os sistemas que utilizamos aqui na empresa Sistema TMS e Sistema WMS, essas coisas softwares são excelentes para automatizar seus processos e suscetivelmente evitar erros, deixa seu processo mais rápido, eficiente e econômico. Aumenta a produtividade e torna o gerenciamento mais eficiente também.

  • Calcule o tempo de expedição e chegada até o cliente;

Se você tem o tempo correto de cada expedição, de cada entrega, seu custo de combustível, por exemplo, irá diminuir, libera mais espaço no seu armazém, espaços que você pode ocupar com clientes novos, torna a dinâmica do armazém mais ágil.

Outros benefícios são os gastos com combustíveis, pedágio, manutenção da frota, que irá diminuir.

Os custos logísticos atingem diretamente o orçamento da empresa. Por isso, é importante conhecer esses custos, entender como eles impactam no orçamento e traçar estratégias para reduzi-los.

 

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